Oscar 2007
Fiquei muito contente com o Oscar esse ano. Apesar da cerimônia continuar exaustiva e a tradução simultânea não ajudar, Ellen Degeneres conseguiu dar um fôlego novo à Academia. Dos momentos são fantásticos: Ellen entrega um roteiro a Scorcese e algu mtempo depois pede a Steven Spielberg que tire uma foto dela com Clint Eastwood. Sensacional!
Andole! Epa! Ipi! Epa! Andole!
Esse ano foi dos mexicanos e espânicos. Varios foram indicados em diversas categorias, mas temos que parabenizar à Guillermo Del Toro que conseguiu se fortalecer com o seu Labirinto do faúno. seu xará, Guillermo Navarro, ganhou a fotografia. Confesso que não vi o filme, mas a American Cinematographer dedicou uma capa para a película. Preferia que Vilmos Zsigmond levasse o prêmio por Dália Negra, mas o resultado foi bem melhor para nós, cineastas latinos.
A estatueta nas mãos dos mexicanos amplia as chances de um possível filme espanhol ou brasileiro. Acho que esse Oscar foi mais justo. O fato da academia premiar dois afro-americanos para melhor ator e melhor atriz coadjuvante éu m sinal disso. Mais do que isso, quando se analisa as indicações percebe-se que invariavelmente isso iria acontecer.
Será que academia está finalmente se modernizando? Só o tempo dirá.