
Filtros para fotografia
Todo fotógrafo tem sempre duas taras: fotografar mulher pelada e comprar um monte de filtros pra poder encher a sacola e se achar mais fotógrafo. As duas coisas são muito complicadas, vamos deixar a primeira pra depois e nos concentrar nos filtros.
Filtros para fotografia são pedaços de vidro ou cristal que se põe na frente da lente e custam uma fortuna. Por custar uma fortuna deve-se saber muito bem quando e como e usar.
De nada adianta chegar numa loja de equipamentos fotográficos e pedir um filtro se você não sabe pra que vai usá-lo, mas acredite, tem gente que faz isso. Também não adianta gastar uma gana em um equipamento que vai mudar a característica da imagem se você não sabe como ela ficará sem ele, portanto, é preciso dominar a câmera, a luz do dia, as emulsões e o seu estilo, antes de tudo.
Basicamente os filtros se dividem em duas classes, os de efeito e os de correção e existem uma infinidade deles: filtro laranja em 1/1, ½, ¼; filtro vermelho, idem; filtro pra roubar luz; filtro pra roubar luz em degradée; filtro degradée colorido em todas as cores possíveis e imagináveis; filtro pra corrigir temperatura de cor; filtro pra dar ou tirar contraste.... ufa! Enfim, todo dia a indústria lança uma coisa nova.
De todos, os mais usados em fotografia “still” e “cinematografia” são os filtros para correção o “Polarizador”, o “Mist” ou “Fog”, o “ND”, e o “Warm Up”.
Filtros de correção
A luz é uma onda, como toda onda ela tem um comprimento. A luz que nós “enxergamos”, tem um intervalo de comprimento de 400 a 700 nanômetros. Cada intervalo do espectro tem uma cor dominante. Em 400nm a temperatura de cor da luz é de, mais ou menos, 5600 kelvin, essa é a temperatura de cor da luz do Sol ao meio dia, e sua tonalidade dominate é azulada – veja a cor do céu. Quando o Sol está se pondo, o comprimento da onda é de, aproximadamente 700nm, e sua temperatura de cor é de 3800 kelvin, aqui a cor dominante é o laranja.
Os filmes fotográficos são calibrados para 5600k, por isso que quando você fotografa ao pôr-do-sol ou sobre uma lâmpada incandescente a imagem fica alaranjada, quente. Para corrigi este (d)efeito você usa uma filtro de correção azul. Quando o filme for calibrado para 3800k você deve usar um filtro laranja. Ficou claro?!
Polarizador
Este filtro é usado para escurecer o azul do céu, tirar reflexos de vidros, água e acentuar os contrastes nas sombras.
Mist ou Fog
Este filtro cria um tipo de névoa na imagem, dando a ela uma espécie magia. O Mist é muito usado em filmes de época, fotografias de ballet e também pode ser usado para criar uma difusão na imagem e deixar a pele das modelos mais suaves.
ND
ND quer dizer Neutral Density – Densidade Neutra - esse aqui é o meu predileto. O ND é um filtro que não tem cor e serve única e exclusivamente pra “roubar” luz da lente.
Se você acha que tem muita luz e você não vai conseguir usar um diafragma pequeno pra poder desfocar o fundo, use um ND.
Warm Up
O warm up é um filtro laranja, muito usado nos dias nublados, quando tudo está cinza. Nessas ocasiões as luz fica muito azulada e as coisas perdem o contraste, tendendo para o cinza, o warm up esquenta literalmente a imagem. Dando uma tonalidade alaranjada e bonita.
Bom, isso não é um kit, apenas uma dica de como começar a explorar a complexidade deste universo de cristal. Quem tiver mais dúvidas pode mandar mensagens que eu vou respondendo.
Links úteis:
http://www.tiffen.com/Header_page_tiffen_filters.htm
http://store.yahoo.com/cinemasupplies/lensfilters.html