Para esclarecer as dúvidas do meu amigo Moca
Stop
Toda câmera fotográfica profissional tem um dispositivo chamado diafragma, nos livros em inglês você encontrará o nome íris. O diafragma controla a quantidade de luz que a película irá receber, ele se apresenta na forma de um anel em volta da lente e exibe os valores 2,8 - 3,5 - 4,5 - 5,6 – 8 – 11 – 16 – 22 – 32 - 64. Cada valor desse é chamado de f-stop.
Como tudo em fotografia, a regulagem do diafragma propicia o controle de várias características na imagem, não irei discorrer sobre eles agora. Quando se fala em expor a luz do cenário um stop abaixo, significa que se você tem um valor de 5,6 para o ator, o fundo – que não deve chamar mais atenção, ou deve estar em penumbra – deve ser exposto com 4,5.
Você então vai me perguntar como você faz isso, simples, você usa uma fontes de luz de intensidades diferentes, aí é só bater o seu fotômetro e conferir o valor que ele vai dar, se der mais alto, diminua a intensidade até ele chegar no que você quer, isso pode ser feito colocando difusores, filtros de arame, substituindo a fonte de luz por uma de menor intensidade ou simplesmente afastando ela do objeto.
Contra-Luz, Ataque e Compensação
Os manuais de fotografia ensinam que, para se iluminar um objeto ou uma pessoa deve se seguir a seguinte regra: uma luz de ataque, uma contra-luz e uma luz para compensar o ataque.
O ataque é a sua luz principal, ela que vai mostrar o rosto do modelo. Essa luz deve ser suave e se localiza entre a orelha e o nariz do modelo.
A compensação tem a função de iluminar a sobra do rosto da pessoa, ela deve ter uma intensidade menor – um ou dois stops abaixo do ataque – deve ser posicionada mais na lateral. As sombras são importantíssimas na fotografia, elas dão volume e tridimensionalidade.
A contra-luz ilumina os ombros e o cabelo da pessoa fotografada, ela faz com que o assunto seja destacado do fundo do cenário. O contra-luz deve ser, no máximo dois stops acima do ataque e é uma luz mais dura, sem difusores ou rebatedores.
Um exemplo prático. Um close de uma pessoa iluminada com essas três luzes deve ficar mais ou menos assim.
Ataque – 8
Compensação – 5,6
Contra- luz – 16