• Links
• Rondexter.com
• Cinematography.net
• Cinematography.com
• American Society of
  Cinematography
• Fabio Barreira
• Kaka
• Valter Bruno
• Histórias Massa
• Alexandre Beanes
• PutaMadreCabron
• Rodolfo Filho
• Marv Wolfman
 
• Arquivos

 

Powered by Blogger

16/11/2003





Outro dia eu estava conversando com Valter sobre cinema e ele me falou que, em uma aula de cinema brasileiro, o professor dele estava discursando a rspeito da forma dos norte-americanos fazerem cinema. Segundo este professor, e eu concordo com ele, a cinematografia norte-americana é a que melhor consegue contar histórias, eles desenvolveram isso com o passar dos anos e chegaram a excelência.

Você pode concordar ou não, mas não é sobre o “cinemão” que eu quero falar e, sim, sobre o contar histórias.

Há muito eu sou questionado e tento explicar como se faz uma boa foto ou qual a regulagem que a câmera deve ter. Isso não é o mais importante.
As pessoas se prendem aos detalhes técnicos como se eles fossem fazer o fotógrafo, a técnica é uma mera ferramenta. A fotografia é, antes de tudo, uma forma de passar emoções e contar histórias. No cinema a fotografia tem função narrativa, num ensaio de moda ela serve à plástica, mas deve criar um clima.

Eu acho importante frisar que a técnica se aprende em pouco tempo, ou você faz um curso, ou compra um livro ou vai gastar filme até aprender.
O que os livros não ensinam é o mais difícil, o olhar, a sensibilidade, a sua noção de certo e errado, que deve obedecer a uma adequação. Antes de qualquer foto ou de realizar qualquer set up para um curta, eu estudo a forma como essa imagem vai ser criada, quais as cores, o nível de sombra, o enquadramento correto... às vezes você foge completamente ao que é certo e corrompe a regra para se chegar a um resultado. É necessário planejamento.

A melhor dica é a seguinte, nada está errado em fotografia se você planejou antes e tem uma justificativa. Estude os manuais, veja referências, crie seu repertório, mas nunca se deixe levar pelas fórmulas, elas auxiliam mas não fazem uma fotografia criativa. Experimente coisas novas, estude o que os outros estão fazendo de novo e desenvolva seu senso crítico e artístico. Lembre-se também que é necessário se ter adequação, sombra na parede em “Diálogos Recursivos” incomoda, em curta baseado em Batman ela é super bem vinda.