
|
22/10/2003
Blue Box Toys
E já que que estamos falando de brinquedos vou aproveitar e passar o link de um site com os melhores bonecos de soldado que eu já vi. Esqueça os seus G.I. Joe, Falcon e similares. Os bonecos Elite Force são genias, você pode escolher entre combatentes da segunda guerra, forças especias do mundo todo - incluindo a SWAT - e pilotos de aviões. Clique aqui para ir ao site.
16/10/2003
Ultimamente tenho passado a maior parte do meu tempo na NET procurando por técnicas para fotografar vídeo. Quando eu falo em técnicas estou me referindo a muito mais coisas do que simplesmente fazer uma luz e achar bonitinho.
Quando se estuda fotografia você aprende um monte de coisas, contraste dos filmes, filtros, granulação, temperatura de cor, luz difusa, diafragam, obturador, f stop... é um blá, blá, blá que não acaba mais.
Uma das melhores coisas que eu aprendi na fotografia foi a usar um fotômetro, com ele eu sei para onde estou indo. Com o fotômetro se mede cotrastes, sensibilidade do filme, define-se a intensidade das luzes e cria-se o clima da cena. Quando eu comecei a fazer fotgrafia para vídeos tive que mudar todda a minah forma de pensar, as fitas de vídeo não são nada parecidas com os rolos da Kodak. É um mundo novo com outro vocabulário e outras técnicas.
O American Cinematography deste mês publicou um teste com uma das melhores câmeras Mini DV da atualidade a Panasonic AG-DVX100. Neste artigo o fotógafo Jon Fauer faz um teste detalhado e explica um pouco mais das diferenças entre os formatos. Clique aqui para ler a matéria.
13/10/2003
Diálogos Recursvos
Bem, no sábado a Lobotomia gravou mais quatro cenas do tão esperado curta Diálogos Recursivos. Depois de alguns problema com a disponibilidade da câmera, alguns atores e outras coisas, tudo correu bem.
Dessa vez nós conseguimos cumprir o planejado: começar às 8:30h e acabar às 17h. Os atores - Nilson Rocha e Márcio Nonato - foram ótimos, a equipe foi competente e precisa. Em breve colocarei aqui os mapas de luz com as explicações de cada cena, assim que conseguir achar um lugar pra hospedsr os arquivos.
10/10/2003

A ARRI é uma das maiores empresas de suporte ao mundo do cinema e do vídeo, produzindo câmeras de 35 e 16mm, equipamentos de iluminação e muitas outras coisas.
Fuçando na NET eu encontrei este catálogo com alguns dos seus produtos, inclusive alguns kits de iluminação disponíveis para aluguel na Quanta de Salvador. Você que e pretende ser fotógrafo e está começando a fazer vídeos deve dar uma olhada nisto, dá pra aprender muito sobre equipamento.
Se você não tem nenhum tipo de conhecimento prévio sobre fotografia e iluminação, deve ler este daqui:

Este é um guia produzido pela ARRI, uma espécie de apostila para você aproveitar o máximo do seu equipamento. Com essa apostila você irá aprender algumas técnicas de iluminação, qual refletor escolher, que potência e outras coisas. Tudo ilustrado com fotos e diagramas. Clique nas imagens para abrir.
Se por uma obra do acaso alguém leia este post e se interesse em ler e não entenda nada, não se desespere. Qualquer dúvida pode me perguntar ou deixar um ccomentário aqui mesmo, responderei com o maior prazer.
Vale a pena lembrar que os dois documentos estão em inglês e em formato PDF.
09/10/2003
ASC Manual
Se você prefere câmeras de cinema, ficar uito nervoso depois de rodar cada plano e gastar muito dinheiro, é melhor comprar este livro.
American Cinematographer Manual, a bíblia dos fotógrafos de cinema. Segundo alguns fotógrafos, depois da fita crepe e do fotômetro este é o item mais importante no set.
O ASC Manual tem 968 páginas e custa US$ 99,95. Meio salgado não?
HDC27F VariCam HD Cinema Camera
Atenção fanáticos por cinema, jivens realizadores de vídeo e qualquer outra pessoa que ache acetato e hidroquinona coisa do passado, está aí é a melhor câmera de vídeo digital do mercado.
Com uma câmerra dessas você pode fazer qualquer coisa com uma qualidade bem próxima da película e sem a desvantagem de "ligá-la e ver o dinheiro sendo gasto", como diria Ema.
Mas calma aí urma, nem tudo são rosas. Tudo na vida tem seu preço e se mulher, que dá um trabalho danado, já é caro, imaginem uma maravilha dessas? Pois é, tudo isto sai por US$ 77.763,00. Ema e Rodolfo devem ter caído pra trás. Converta isso pra reais que vai dar dinheiro pra caralho!.
Quem estiver interessado em comprar alguam material de vídeo, clique aqui.
08/10/2003
Duas horas de sono na última noite. Estou muito cansado pra poder pensar em escrever algo.
As boas notícias são que, parece que Dennis Quaid e John Malkovich estão confirmados para o filme do morcego. Em breve estarei mudando a cara deste template, mas hoje estou muito destruído para fazê-lo.
07/10/2003
Batman: Dead End
Pois é caríssimos, enquanto o novo longa do morcego não chega, temos que ir nos contentando com os poucos fan movies que são produzidos.
Sandy Collora é um designer norte-americano que trabalhou em produções como Predador 2, e Parque dos Dinossauros, ele é responsável por coisas como story-boards, maquetes, desenhos de produção e produção de objetos cênicos. Como bom fã de quadrinhos, Mr. Collora é fã do Batman e escreveu um roteiro de um curta-metragem sobre ele, o resultado foi maravilhoso.
Pode-se dizer, sem medo de errar, que Batman: Dead End é melhor do que os dois últimos filmes do morcego. Com trinta mil dólares, uma equipe fantástica e muita criatividade, Sandy nos apresenta um curta rodado em película cinematográfica 35mm, com equipamento Panavision e em widescreen anamórfico 1.85:1.
Clique aqui para baixar o curta e aqui para o making of, você não irá se arrepender.
06/10/2003
Kill Bill - O 4° filme de Quentin Tarantino
Um dos mais criativos, e loucos, diretores da década passada, Quentin Tarantino dirigiu três filmes e participou indiretamente de mais alguns. Depois de um longo jejum, este ex-balconista de locadora e adorador dos filmes de John Woo, volta as telas em grande estilo: Kill Bill.
Desta vez Tarantino extrapolou, vai lançar um filme dividido em dois, não por que programou, mas sim porque todo dia uma idéia nova entrava para o roteiro.
Tarantino chamou alguns colaboradores antigos e, juntou com meia dúzia de novos amigos e criou a história de uma assassina que quer se vingar. Curioso pra saber o que vai acontecer disso tudo? Baixe aqui o making of veiculado por uma tv a cabo americana e entre para o clube dos que esperam ansiosos por mais este block buster.
No mesmo lugar em que achei o link pra essa podreira, descobri um link para um site que hospeda filmes feitos por fans de Indiana Jones. Fiz o download de um deles e me surprenedi.
"Indiana Jones: Memories from the past", um vídeo espanhol, com legendas em inglês. Apesar da resolução baixa e de pouco cuidado com a iluminação, a produção é bem legal, boas cenas de luta, decupagem interessante e uma sequência inicial muito boa, quase primorosa. O destaque especial fica pro som, os ruídos ficaram bem legais.
Clique aqui e confira, vale a pena!
02/10/2003
Eu achei que as únicas pessoas malucas o suficiente para fazer curta-metragens morassem no Brasil, me enganei. Ontem eu acheo no The Force.net uns caras de Sna Francisco que fizeram um curta sobre os GI Joes, é sério!
Sinceramente, eu nunca vi nada tão ruim em toda a minha vida! Os caras arranjaram uma dúzia de "perobos" de braço inchado e fizeram um filme de pancadaria, uma merda. Lembram dos filmes dos trapalhões com Ted Boy Marino lutando tele catch? É por aí.
Não consegui ver nada de bom no vídeo, a decupagem é horrorosa, o cenário é medonho e os atores mais canastrões do que Fafito. Talvez algo se salve: a caracterização do cara que faz Flint, ele está bem parecido.
Quem tiver coragem pode dar uma olhada no site dos caras e baixar o vídeo.
01/10/2003
click by Ema Titan
|
|
|