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24/09/2003


Diálogos Recursivos: Como eu fiz
Parte 1 - Casal #02

Bem, aqui estou dando início ao que prometi: os mapas de luz das cenas.
Com isso eu pretendo mostrar para os curiosos e pra quem quer aprender como fazer uma iluminação para vídeo. Muitas pessoas irão discordar em alguns pontos, outros dirão que teriam feito de outra forma.... essa é a idéia, abrir um espaço para se tirar dúvidas e começar questionamentos.


Set up #01
Interior - Noite




Essa é a primeira aparição do casal. A cena mostra a garota chorando e o cara muito puto com ela. Optei pela coloração quente, alaranjada, para poder ressaltar a idéia de um kitnet á noite. Eles haviam discutido, a penumbra e a cor funcionam como ferramentas para introduzir o espectador no estado atual da relação deles, claustrofóbica, instável e obscura. Para se ter a penumbra eu resolvi subexpor o vídeo.

A cena foi filmada de vários ângulos, em todos eles se respeitou à direção, natureza e intensidade da luz e as densidades das sombras.


#1 – Lâmpada comum de 100 watts, leitosa.
#2 – Abajour de madeira com uma lâmpada de 60 watts dentro.
#3 – Refletor de tugstênio de 600 watts, preso a uma altura de 1,90m.
#4 – Gel Verde para correção de cor.
#5 – Refletor de tugstênio de 600 watts, preso a uma altura de 50cm.
#6 – Difusor de 1,20m de diâmetro.

O #1 e #2 tem a função primária de criar clima dramático à cena, como estamos trabalhando em vídeo digital, também servem para iluminar o set.

O refletor #3 falseia a luz da cozinha. Luz é filtrada por #4 para ficar verde e criar um núcleo de luz fria no fundo da cena. Como o ator se desloca até a cozinha para pegar um copo d’água, eu achei que esta luz criaria um efeito interessante

O refletor #5 é a luz principal, através dele que se têm leitura no rosto dos atores. Ele funciona como luz de preenchimento e é filtrado pelo difusor #6, pra não criar uma luz muito dura.


A câmera foi regulada da seguinte forma:

Filtro ND: desligado
Ganho de: 0db
Obturador: 1/60
f/stop: 8 (a abertura correta seria 3,4 ou 4 contudo, fechei mas a iris para se conseguir a penumbra e a subexposição.
O balanço de branco foi regulado para daylight, ou seja, como usamos uma luz de tugstênio, a cena ficou amarelada com isso não precisamos usar filtros nas luzes e/ou lente.


Set up #02
Interior - Dia




Esta cena se passa de dia, o casal está meio que fazendo as pazes. A função da luz é tirar a impressão de trevas da cena anterior, aqui você consegue ver melhor as expressões dos atores. Um curiosidade é que a cena anterior foi feita à tarde e esta durante a madrugada.

Não foi difícil de conseguir um clima de dia claro durante a noite.


#1 – Dois refletores de tugstênio de 600 watts, presos a uma altura de 1,80m.
#2 – Refletor de tugstênio de 600 watts, preso a uma altura de 1,90m.

Os refletores #1 formaram uma fonte de luz pontual dinfundido por um haze. O refletor #2 clareia o hall e serve de contra luz para a atriz que está senta à mesa.

Regulagem da câmera:

Filtro ND: desligado
Ganho de: 0db
Obturador: 1/60
f/stop: 11
O balanço de branco foi regulado para luz de tugstênio.

Vocês podem comparar os diagramas com as fotos publicadas abaixo, se tiverem alguma dúvida é só perguntar.