Afinal, o que eu fiz de errado em "O Murilinho"?
O vídeo O Murilinho obteve um sucesso discreto e nos incentivou a fazer mais vídeos. Não foi o primeiro filme que eu fiz ou fotografei por isso, posso me considerar experiente o bastante pra não cometer certos e erros e verde demais pra cometer alguns que, se tivesse um pouquinho mais de cuidado, poderiam ser evitados.
1º Não li o roteiro como deveria
Não li o roteiro várias vezes, não fiz anotações.
2º Não fui à decupagem
Erro inadmissível, aqui eu puus em risco todo o andamento do filme e talvez ele tenha saído bom justamente por causa disso, vai lá saber.
3º Não criei os climas dramáticos de cada cena
Por esse eu não me perdôo mesmo. Eu poderia ter atribuído cores diferentes para cada cena, não o fiz e tem um erro muito gritante na cena em que Angela abre a porta e encontra o Murilinho vestido de mulher, tem um tom frio em um tom quente no palno e contra-plano, isso aconteceu mais em função de...
4º Não ter estudado o manual da câmera
Isso literalmente me fodeu na questão anterior. Eu não precisaria ter usado filtros Tabacow, Full Blue e o caralho, eu poderia ter brincado com o balanço de branco e ter conseguido cores diferentes com as vários tipos de temperatura de cor. Imperdoável Billy!
5º Muita Luz e pouco contraste
Na cena do 69 eu poderia ter fechado mais a íris da câmera e ter usado um pouco mais de contraste, pra dar mais dramaticidade. Eu podeira ter marcado mais o contraste em todo o filme, só tem uma cena que eu gosto dos contrastes mas a cor não ficou boa, o Murilinho vestido de mulher.
6º Ter gasto uma grana em lâmpada
Nisso eu errei mesmo, eu deveria ter comprado mais estensões ou ter alugado um Set Light na Quanta, com isso eu faria uma luz muito mais legal.
7º Fotógrafo não é ator
Ter cometido a besteira de passar pra frente da câmerea foi bizarro, eu nunca deveri ter feito isso. Na cena do casamento minha pequena participação como ator comprometeu a iluminação, o enquadramento e sei-lá-mais-o-que.
8º Finalização
Eu deveria ter metido a mão na finalização junto com Kalil. A marcação dos tons de cores não saíram uniformes e a única cena em que eu fiz isso ficou sem continuidade.
Se você não entendeu patavina do que está escrito aqui é sinal que você precisa do meu curso de fotografia com uma certa urgência. Para aprender mais visite os links encontrados nesta página.